Quando tratado no âmbito pessoal, o recurso refere-se ao recebimento do valor contratado em Seguro de Vida, por seus familiares, após o falecimento do contratante, corrigido anualmente pelo IPCA – (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mesmo não tendo este pago integralmente o valor do Capital Segurado.

 

Entende-se por Alavancagem Financeira o recebimento de 100% do capital, prevendo segurança, antecipando às eventualidades, evitando assim a depreciação do patrimônio da família e garantindo total tranquilidade.

 

O pré-requisito básico para se ter acesso a um Seguro de Vida Resgatável é ser saudável, no entanto, quanto melhor o histórico familiar e menor a idade, mais em conta ficarão pelo resto da vida, pois uma das características deste seguro é não aumentar devido às suas alterações de saúde e aumento da idade.

 

​O contrato de Seguro de Vida Resgatável em sua modalidade Vida Inteira é unilateral, isto é, após a aprovação, a seguradora não poderá cancelar ou aumentar o prêmio participativo mensal ou anual contratado devido à piora em quadro de saúde ou com o aumento da idade.

 

Uma vez contratado e efetuado o pagamento da primeira mensalidade, o segurado ou o(s) beneficiário(s) terá(ão), em caso de sinistro, 100% do capital garantido.

Já os seguros convencionais ou bancários, ficam mais caros com o avanço de idade e além disso, se constatado uma doença grave ou uma piora na saúde, o segurado é obrigado a informar à Seguradora a ocorrência, conforme (Art. 769 do CCB)*, ocasionando assim, aumento consideravelmente o valor do prêmio ou até mesmo o cancelamento da apólice de seguro, uma vez que estes seguros são de modalidades temporários.

 

Nos Seguros de Vida Inteira Resgatáveis, o (Art. 769 do CCB)* não é levado em consideração, uma vez que há análise prévia da saúde do Segurado.

Sendo assim, entende-se que houve uma Alavancagem Financeira, uma vez que a família do Contratante teve um ganho de capital por ter se precavido em contratar uma segurança para sua família em uma eventualidade, que por sua vez, veio a acontecer antes do previsto, alavancando assim o patrimônio total da família e garantindo a eles total tranquilidade.

 

* CCB – Código Civil Brasileiro

  • Instagram
  • Facebook Social Icon

Todos direitos Reservados. IAGF Inovações em Administração, Gestão e Finanças -  © 2020